domingo, 18 de novembro de 2012

Auto-Sabotagem



Imagem capa da revista Vida Simples.
                                                    
Tema de inúmeros livros atuais, a auto-sabotagem compara-se aquela erva daninha que corrói uma linda plantação que tinha tudo pra se desenvolver.
Muitas vezes, sem percebermos, agimos de modo a sabotar nossos próprios desejos. Se não fosse negativo, o que sem sombra de dúvida é, seria no mínimo uma postura a ser evitada na vida. 
Conheço pessoas que aparentemente tem uma estrutura que as permite transitar no mundo de maneira mais feliz e não o fazem. São, como chama Maria Teresa Maldonado, pessoas "amarradinhas". Amarradinhas à seus únicos e verdadeiros conceitos e o pior, à seus pré-conceitos (escrito assim mesmo, à suas pré-noções de tudo. 
Outra "categoria" deposita nas mãos dos outros sua felicidade. Saem da auto-sabotagem para a sabotagem. Deixam que alguém os manipule, os ataque (de forma velada e silenciosa) e assim vão vivendo. Um dia sabemos que "a casa cai" e é bom que isso aconteça enquanto essas pessoas ainda tem tempo e "gás" para lutar. Conscientes da situação, é possível que comecem uma empreitada de mudança na qual vão se deparar  primeiramente com suas próprias resistências (parece que nós nos acostumamos com o outro tirano). Qualquer maneira de amor vale a pena, já disse o Caetano. E principalmente o amor à si mesmo. Portanto, atentos à nosso movimento e ao movimento dos "do contra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário