segunda-feira, 19 de agosto de 2013

De Quanto Precisamos Para Viver Felizes?



Achei que o título talvez não expressasse o que realmente eu queria dizer. Refiro-me não exatamente à valores, dinheiro, quantitativos, mas sim a tudo aquilo que imprime sentido à nossa vida.  
Muitas vezes almejamos tantas coisas e nem sabemos bem o porquê. Somos influenciados pela publicidade, pelas artes, por outras pessoas, pelas demanadas dos filhos e por tantas outras situações que nos seduzem e criam em nós expectativas nem sempre genuínas. O que eu quero algumas vezes não vem 'de dentro; 'de mim'. Parece ser uma junção de desejos a que estou sendo submetido a toda hora e acabo por absorver. Daí a sensação de vazio ou de 'pouco acrescentou', diante de uma nova conquista. Quando o desejo não é puro, não tem a minha identidade, sua realização cai no vácuo. Tudo fica muito vazio. Do nada pra lugar nenhum.
É importante estarmos sempre atentos, na tentativa de perceber o que nos move, o que queremos, o que precisamos. Será que preciso de uma casa enorme, de um carro do ano, roupas caras, cremes a preço de (e com) ouro? Do que me alimento?
Não falo aqui do alimento concreto, aquele que nosso corpo demanda para termos saúde, para que nosso organismo funcione. Falo aqui do que alimenta minha vida, meus projetos, minhas metas, meus relacionamentos. Será que não sonhamos um sonho que não é nosso? Será que não abrimos mão de buscar da forma mais autêntica possível o que nos traria aquela pontinha de felicidade interior que de tão particular, jamais seria possível ser relatada?
Às vezes parece que vivemos mais para os outros do que para nós mesmos. Percorremos uma estrada para demonstrar algo que no fundo de nada nos vale. O valor das coisas é o valor que imprimimos à elas. É uma tarefa subjetiva. O que você valoriza pode não ter o menor valor para outra pessoa. Se conseguimos identificar do que temos fome, do que temos sede, o que realmente nos vale nessa vida, poderemos, sem hipocrisisia, sem se preocupar com o 'vizinho', sermos verdadeiramente felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário