quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Balanço



Balanço é um termo empregado pela Contabilidade e define a ação de avaliar a situação de uma empresa em um determinado período.
Emprestando este termo da Contabilidade, um 'balanço' emocional, ou seja, uma avaliação de nossa situação emocional, é sempre útil para redirecionarmos a vida.
A propósito do fim de ano, aproxima-se a hora de voltarmos a atenção para nossa vida. O que avançamos, o que realizamos, ou, se, ao contrário, involuímos.
Na verdade, o ideal seria fazermos 'balancetes' (mais uma vez emprestando o termo da Contabilidade), por estes serem feitos de forma mais amiúde, assiduamente. Assim conseguiríamos ter uma 'visão' mais real daquilo que nos atinge, o que fazemos ou deixamos de fazer. De nossos acertos, nossos erros, nossas perdas, nossos ganhos.
Sei que é um exercício difícil e por vezes frustrante, mas tão necessário para atingirmos nossos objetivos! Quando conseguimos nos defrontar com nossas verdades, o caminho pode tornar-se mais fácil.
De nada adianta disfarçamos nossa infelicidade, não admitirmos nossa dor. Só quando nos dispormos a encarar as dificuldades, a assumir a posição de falhos, de carentes, de muitas vezes até perdidos é que saímos da superficialidade que nos impede de viver a vida de forma mais 'inteira', com tudo aquilo que ela contempla: Alegrias e tristezas, prazer e dor, vitórias e derrotas. São esses contrastes que favorecem nosso desenvolvimento e que tornam a vida tão bela. Imaginem o marasmo que seria se tudo fosse perfeito, irretocável. O tédio nos dominaria e a falta de estímulos embotaria nosso desejo.
Existem pessoas que vivem 70, 80 anos, atuando em seu próprio teatro. Teatro que se configura dia a dia para a platéia da família, dos amigos, dos desconhecidos. Mas, e o interior? Qual o objetivo de vivermos senão nos melhorar interiormente, sermos felizes? Mas não aquela felicidade de 'comercial de margarina' e sim a felicidade real, aquela que pulsa, que faz vibrar, que faz sonhar, que faz gozarmos com a vida.
Que em 2014 possamos deixar de ser expectadores da felicidade alheia e consigamos passar para uma nova fase, a fase de construção de nossa própria felicidade. Mesmo que o caminho seja 'duro', cansativo, de luta, certamente valerá à pena. Dessa vez, é a sua vida que está em jogo. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário