quinta-feira, 3 de abril de 2014

Humor




O humor nos salva. Se não fosse ele nossa vida seria 'apagada', sem brilho, sem cor, sem emoção. O humor funciona como um poderoso antídoto para as invariáveis dores ou dissabores que temos que enfrentar. Ele nos faz prosseguir. Quem consegue surpreender a si mesmo com uma boa dose de humor diante das adversidades, possui, certamente, um diferencial no que se refere a saber viver.
Não adianta se enganar. Quem vive sofre, se decepciona, se frustra, se estressa, Afinal, por estarmos vivos, estamos em constante ebulição. Então, o que poderíamos esperar ao levar uma vida com todos esses 'comemorativos', se não tivéssemos o alento do humor?
Você já reparou que pessoas bem humoradas são mais leves na vida? Comportam-se com uma espécie de savoir faire diante das dificuldades, não se opõem à elas, porém conseguem criar desvios, adiar preocupações, se desgastar menos, 'fazer dos limões uma limonada'.
Sabemos há muito que o bom humor influencia positivamente nosso sistema imunológico, atuando no sentido de nos livrar mais facilmente do 'lixo' que acumulamos, desde a má alimentação até o estresse cotidiano e inevitável. A liberação do cortisol e da adrenalina é necessária visto que o excesso desses hormônios está ligado ao aparecimento ou a piora de diversas doenças. Ou seja, mesmo com alguma doença já instalada, até mesmo o câncer, de forma indireta, é o bom humor que melhorará o indivíduo.
Existem pessoas que parecem ter vindo na vida a serviço. Sempre! São as pessoas 'pesadas', que não conseguem sorrir para nada, nem interiormente, e têm o poder maléfico de contaminar os que o cercam com sua antipatia, seu mal-querer. Essas, coitadas, cegas em seu tormento, passam toda uma existência sem se dar uma chance de melhorar, de se alegrar diante das coisas simples e gratuitas que a vida nos oferece, como a natureza, o sorriso ou os amigos. Mas, provavelmente pessoas assim com essas características não tem facilidade em atrair e manter amigos, muito pelo contrário servem como elemento repulsivo destes.
Ninguém quer estar perto de pessoas assim, amargas, difíceis. Para desfrutar melhor de nossa estadia aqui, procuramos nos aproximar de pessoas alegres, que conseguem no seu dia a dia identificar nas pequenas coisas o prazer de viver. Esses agraciados são certamente os bem humorados. Os que chegam e 'roubam' de maneira natural a atenção, por tão queridos que são. Ainda ontem escutei, em uma sessão, a descrição de uma dessas pessoas que, como dizia uma antiga paciente, só vivia de mal com duas 'coisas': Com Deus e com a humanidade. Era um pai que relatava o mau humor contínuo de seu filho jovem, sempre disposto a lançar 'patadas', gratuitamente. Que tal nos esforçarmos e percebermos que nossa vida é curta, que nossa convivência com as pessoas é efêmera e por isso deveríamos colocar o humor a serviço de nossas relações, sempre cultivando a alegria, a leveza? Não é um plano para viver acreditando neuroticamente que problemas não existem e que a vida é bela, irretocável. Longe disso! Porém, o objetivo é entender que temos como nos salvar dos fardos que passam por aqui de vez em quando. Como diz a canção, "a vida é bela, só nos resta viver".

2 comentários:

  1. Minha escritora preferida.
    AJ

    ResponderExcluir
  2. A palavra correta é bom amor e não bom humor.
    Ex:Pessoas com bom amor.
    hahaha

    ResponderExcluir