terça-feira, 28 de novembro de 2017

Reforma


Parece clichê, por ser quase dezembro, mas não é! Hoje tive vontade de escrever sobre os momentos de nossa vida em que precisamos reformar coisas que já não podem ser adiadas sob pena de colhermos enormes prejuízos em um futuro breve.
Para promover uma reforma em um ambiente de nossa casa ou mesmo na casa toda, temos que, em primeiro lugar, observar o que não está adequado, o que não cabe mais em determinado lugar, o que está em desuso...
Ao promover uma reforma interior, os passos são os mesmos. Primeiramente é necessário atestar o que precisa ser alterado, o que não tem mais o mesmo sentido em nossas vidas, quais objetivos queremos atingir com as mudanças a serem feitas.
A ansiedade do dia a dia não nos permite parar e identificar o que está faltando, o que está sobrando, o que é necessário, o que é imperativo e o que não cabe mais em nós. Passamos os dias ligados no automático sem mesmo avaliar qual o sentido de muitas de nossas ações ou mesmo para onde estamos indo. Deixamos a vida nos levar e não conseguimos realizar metas há muito planejadas. O tempo, aquele que pode correr a nosso favor, ou ser nosso pior inimigo, está sempre atuando e não percebemos; quando vemos, já passou o dia, a semana, o mês, o ano... Inseridos 'adequadamente' em várias situações, não enxergamos nem mesmo as diversas armadilhas que nós mesmos criamos. Como figurantes de um walking dead da vida, vamos andando indefinidamente, caindo e levantando, sem saber para onde estamos indo e onde vamos chegar.
Tudo parte da auto observação. Avaliar nossos atos, o que fazemos, como fazemos, é o começo de todo o processo. Se não conseguimos entender o que nos move, será impossível implementar qualquer reforma. Não podemos esquecer que o movimento também será o de inserção. Devemos inserir o que falta. Sair de onde estamos, mesmo que pareça assustador, é por vezes necessário, é, às vezes, a unica saída para romper com a inércia que domina o cenário. O tempo avança e perdê-lo não é mais conveniente.
Nesse processo, algo pode causar estranheza. Isso porque nos acostumamos com as situações atuais, onde tudo vai ficando muito familiar, daí a resistência de algumas pessoas em mudar. Muitos preferem viver numa situação já conhecida, embora não se sintam felizes e realizados, do que tentar implementar uma mudança que traria uma condição mais feliz.
As reformas, sejam elas da casa ou da vida, são trabalhosas, produzem desgastes e custos, porém a intenção é sempre positiva, é melhorar, é trazer mais conforto, é otimizar o tempo, é fazer a vida atingir um nível mais gratificante. Não tenha medo de avançar em direção ao novo, não tenha medo de ousar, de romper com padrões estabelecidos por quem muitas vezes está distante da própria felicidade. Encontre-se! E desfrute cada momento da nova condição.

Um comentário: