sexta-feira, 16 de maio de 2014

A Mãe é um Culpado Ideal



Seria a mãe a figura culpável ideal? Ela é responsável por nossas neuroses, nossa falhas, nossas tristezas...? indaga o site francês Psychologies.com.
Certamente influenciada por uma leitura superficial de certos aportes da Psicanálise freudiana, esta ideia difundida erradamente pelos mais desavisados que tentava anular e até mesmo ignorar outras influências no desenvolvimento infantil, quando sabe-se que na verdade e principalmente atualmente, a criança é cuidada por e para além dos limites do lar ou mesmo dentro dele, por muitas outras pessoas. Mas, sabemos como é comum a deturpação das teorias freudianas...
Inegavelmente, a mãe é nosso primeiro contato com o mundo, mesmo antes de nascermos, quando ainda somos esperados, desejados ou não. Estes desejos maternos concorrem para a futura relação entre a mãe e a criança determinando como essa relação vai 'funcionar'. Após o nascimento, inicialmente pela questão física, o amamentar, os cuidados iniciais que geralmente ficam ao encargo da mãe, fica estabelecido um maior vínculo com a mãe do que com qualquer outra pessoa que cerque a criança, mesmo sendo o pai mais participativo.
Observamos como foi desenvolvida a evolução das famílias e a consequente influência dessas mudanças ao longo da História na formação dos indivíduos. Toda e qualquer mudança na vida da mulher refletiu na formação de seus filhos, afirmação corretíssima. Com a saída da mulher para o mercado de trabalho, muito do que era oferecido às crianças foi abandonado, porém, como o saldo dessa mudança era uma mulher mais ‘inteira’, mais livre de neuroses, mais satisfeita consigo mesma e com o mundo que a cerca, me parece que as crianças ganharam uma mãe qualitativamente melhor.
Fácil nesse contexto ainda culpar a figura da mãe/mulher, indisposta para lutar muitas lutas a serem travadas pela autoria de uma situação que não lhes cabe. Parece que o tempo avançou historicamente falando e essa mãe/mulher deixou de ser culpada por uma razões, mas manteve a culpa por outros motivos.
Desde os amiguinhos na escola, professores, passando pela Publicidade, pela mídia, por tudo quanto esta criança é ‘bombardeada’ no seu dia a dia, tudo isso, junto e misturado, vai exercer influência decisiva na formação das neuroses desse futuro adulto. Inclusive e também, é claro, sua mãe.
Ainda bem que as mulheres avançaram tanto na condução de suas vidas que me parece não existir mais a demanda das mulheres culpadas por causar algo prejudicial aos seus filhos. Livres da culpa a elas imposta, puderam e podem crescer sem limites como pessoa, que é o que interessa à elas e certamente aos seus filhos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário