sábado, 5 de julho de 2014

"É Inútil Plantar Um Carvalho Na Esperança De Poder, Em Breve, Se Abrigar Sob a Sua Sombra". Antoine de Saint Exupéry.


Carvalho Angel Oak, 1.300 anos de idade, Atlanta, Geórgia - EUA.
Embora Antoine de Saint-Exupéry tenha se expressado em relação às relações afetivas que construímos, quando cunhou uma das mais célebres frases de 'O pequeno Príncipe', esta me serviu de inspiração para pensar a cerca da urgência que se tem em 'colher' resultados na vida, nas mais diferentes áreas.
Ontem em sessão, discutia a necessidade de se plantar, regar, cuidar, para posteriormente, e às vezes muito posteriormente, em um tempo considerável, começar a 'colheita'.
Hoje vivemos em tempo acelerado, no modo fast, sempre correndo... Dessa forma, parece natural que esperemos resultados também rápidos para as ações que empreitamos. Não queremos mais plantar, queremos que milagres aconteçam; dormimos de um jeito e queremos acordar de outro.
Pressa é a palavra chave. Sem compreender que, como o carvalho, que precisa das intempéries para se transformar em uma árvore grande e forte, tão forte que suas raízes e troncos absorvem da forma mais positiva possível as consequências do que ela enfrenta, os seres humanos também se constroem, destroem (por assim dizer) e reconstroem-se ao longo do enfrentamento de suas dificuldades. Na linha de: 'o que não me mata me fortalece', de Nietzsche.
Nada se desenvolve da noite para o dia. Nem o que é bom nem o que é ruim. Tudo necessita de um processo. Entender essa lógica é sinal de sucesso futuro. Saber planejar, plantar, cuidar, resistir. Quando os passos desse processo são caminhados de forma tranquila, a chance de colhermos o que queremos multiplicam-se aceleradamente. 
Se pensarmos que os grandes feitos da humanidade foram resultados de persistência, de calma, de obstinação até, concluímos que não adianta correr em direção aos nossos objetivos de forma 'atropelada'; cabe-nos resistir, entender que das dificuldades enfrentadas emergem oportunidades de crescimento. Quanto mais situações adversas são enfrentadas, cada desafio, cada tempestade, cada inverno, como o carvalho, mais fortes podemos ficar. A palavra 'podemos' é proposital, pois só colherá este fruto quem apostar na insistência. Sem pressa, sem pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário