terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Insights

Conhecimento, intuição, introspecção e...compreensão emocional, que é o meu preferido. Esses e alguns outros são significados da palavra insight. Elemento que nós psicoterapeutas nos defrontamos todos os dias. Alguns pequenos, até poderiam ser chamados de pré-insights, como se fossem preparações para o momento único de uma finalização (ou um começo/recomeço) de um fato emocional.
Interessante apreciar na prática clínica que os insights vêm  e são estimulados por diversos fatores, desde a vivência do dia (de hoje), ou por uma lembrança da infância ou pela leitura de um texto ou a letra de uma música. Fantástico as pessoas disporem de todos esses recursos para através da chegada de insights organizarem a vida emocional. Descobrirem caminhos, atalhos, desejos esquecidos, novos desejos, novos rumos. 
Algumas vezes estimulados por alguma frase enfática dita em sessão, a respeito de seu movimento, suas vidas, os pacientes conseguem captar significados que os fazem prosseguir na busca de suas verdades.
O objetivo maior da terapia é implantar formas de auto-conhecimento, muito embora a quase totalidade das pessoas a busquem em situações de dor emocional, sofrimento agudo ou para remissão de sintomas físicos que os incomodam, mudam sua rotina, roubam-lhes a saúde.
Em quase todas as situações terapêuticas, insights haverão de ocorrer. Há que se ter tempo, paciência, dedicação e empenho para que estes ocorram no momento e da maneira que devem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário