domingo, 30 de dezembro de 2012

Ça existe?






Como ser feliz?
Quantas vezes já nos perguntamos o que é e como ser feliz?
Considerando a diversidade de nossas impressões digitais, a noção ou conceito de felicidade é extremamente individualizada, particular. Freud disse que cada um deve procurar, por si, ser feliz, já denotando que é necessário reconhecer na nossa individualidade, os meios para, tateando, encontrarmos o que nos trará felicidade. Assim, lembramos de Caetano: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..." 
Parece que a maioria das pessoas deposita todos os ovos em uma cesta só... Ou concentram no amor (quero um grande amor) ou no dinheiro (quero a mega-sena da virada) e sempre com metas especiais, sem lembrar que precisam ser felizes aqui e agora, no dia-a-dia, sem depender de outro, de riqueza, da viagem dos sonhos, dos eternos sonhos adiados. Ser feliz ao acordar, ser feliz na rotina, na conduta da vida, no desenvolvimento do trabalho, no encontro com os amigos, no abraço de um amor, nas risadas com os filhos, no sabor da comida gostosa, no apreciar a vida, simples assim...
A propósito do final de mais um ano, colocamos em uma balança imaginária as realizações, as decepções, as promessas, as perdas, os ganhos, os planos. No fundo, parece frustrante ter que admitir que a chegada de um ano novo nada mais é que uma mudança de calendário, pois a mudança da vida, essa se faz a todo momento e perceber nossa trajetória, ajustar nosso caminho, é o segredo para desfrutar de nossa existência.
O cinema é uma fonte inspiradora permanente para quem nela sabe beber. Quantos filmes nos inspiram de modo a iniciar um projeto de vida, nada muito ambicioso, apenas o despertar para algo que nos traga mais contentamento, mais ajuste. Não ajuste em relação aos outros, ajuste no sentido de ser feliz consigo mesmo; conseguir aquela sensação imperceptível a quem nos cerca mas que faz festa em nosso interior. Isso é que importa.
Ao perceber que na vida a felicidade acontece em fragmentos, quando nos extasiamos com algo que  nos emociona, quando 'trocamos' com outro ser humano, passamos a valorizar o que realmente importa e talvez nesse momento, consigamos finalmente responder: Felicidade, quem é você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário