domingo, 2 de março de 2014

Comunicação



Um dos maiores facilitadores nas relações humanas é a comunicação entre as pessoas. Quando esta não flui, nossos objetivos, tudo aquilo que desejamos, pode ficar comprometido.
Há muito que se deixou de privilegiar o Q.I. (quociente de inteligência) como fonte única de sucesso e realização na vida das pessoas, pois este avalia prioritariamente as capacidades cognitivas do indivíduo. Hoje, preconiza-se muito mais do que aquilo que consideramos 'inteligência'; Valoriza-se atualmente um conceito conhecido como 'inteligência emocional', esta definida como a capacidade da pessoa em reconhecer seus sentimentos e de quem as cerca, bem como lidar de maneira assertiva e satisfatória com eles, incluindo aí o manejo das frustrações que invariavelmente fazem parte da vida.
É como se o Q.I. fosse um elemento isolado, representado por características tão somente intelectuais, deixando de fora o que mais nos representa como seres humanos, que é nossa capacidade de nos relacionarmos com as pessoas e o mundo em que vivemos de maneira global, inteira.
Daí vem a importância fundamental da comunicação. A maneira como chegamos e como permanecemos nas situações ou nas relações vai estar relacionada totalmente com a qualidade dessa comunicação. De coisas mais simples, já propagadas pelos linguistas, como o simples tom e ritmo da nossa voz, até as mais complexas (aí entrando seu dúvida o conhecimento 'intelectual'), como o saber dissertar sobre determinado assunto quando necessário. 
Parece que ninguém terá sucesso na vida, entendendo sucesso como um resultado que leva ao contentamento, ao prazer em viver, a felicidade, se não souber onde e como pisa. Hoje não há mais lugar para amadorismo, seja nas relações pessoais ou profissionais.
Começando no lugar mais frequentado, nosso lar,  onde já devemos exercer nosso 'laboratório' da comunicação. É lá que, com nossos próximos mais próximos, deveríamos aprender a desenvolver essa capacidade de partilhar informações, partilhar vida, que é o que define a comunicação. Este ato levará ao incremento de nossa inteligência mais completa, a emocional.  Se não nos esforçamos para iniciar e manter uma comunicação com esses seres, que quase sempre nos apresentam o que é a vida, uma etapa importante do processo ficará prejudicada. Família que conversa, discute, briga, cresce, discorda, troca, certamente estará produzindo indivíduos mais verdadeiros, mais 'pulsantes', que terão fora dela - da família - mais chances de acertar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário