terça-feira, 16 de abril de 2013

Avante!


Avante significa nada mais do que ir; seguir; adiante; para a frente. Não é isso que fazemos todos os dias?
Acordamos, saímos, estudamos, trabalhamos, conversamos, teclamos, amamos, batalhamos, enfim, são tantos os verbos - no gerúndio - que daria para encher este texto.
Nem sempre acordamos encantados com o que fazemos, com o dia, com as pessoas, com as tarefas.
Passados os primeiros instantes, quando essa sensação nos assola, caímos na real, no enfrentamento de mais um dia, reunimos recursos e lá vamos nós!
Começamos a nos envolver em nossa rotina e assim vamos vencendo o dia. Se deixarmos, a sensação de desânimo pode por vezes nos dominar, ai cabe dar uma voz de comando dizer: "vamos lá"!
Acho que muitas coisas que fazemos são simplesmente e primeiramente um ato de boa vontade. O que seria mesmo isto? Seria, mesmo sem toda a empolgação do mundo, abraçar a tarefa, entender a necessidade de fazê-la e ir avante, já que o mundo não para se pararmos, e as nossas tarefas, estarão todas lá, nos esperando e acumuladas, quando resolvermos voltar. 
Quando uma sensação transforma-se em situação, ai é hora de tomar uma atitude mais focalizada, tentar entender os porquês, o que está por trás de tanto 'marasmo'. Vez por outra, qualquer um de nós pode ter sensações de apatia, de 'vontade de não fazer nada', mas acostumar-se com esse cenário, é perigoso, principalmente porque a vida não espera, o tempo não para, e assim podemos ficar pra trás, deixando de viver o que nos espera e o que nos colocaria na posição de um ser vivente e não de um ser existente. 
Viver é maravilhoso, embora quando a depressão chega concluímos que ela não combina com a vida. Tentar nos aproximar do que nos envolve, nos distrai, nos encanta, é um bom começo de enfrentamento da situação. Persistindo, não tem como prescindir de ajuda profissional a fim de sair o mais rápido possível desse quadro a fim de evitar uma piora, o que levaria a um sofrimento maior, lembrando que quanto mais nos afastamos de nossas verdades, mais nos afastamos da felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário