domingo, 5 de maio de 2013

Em Fortaleza


A Prova
                                                                   
Alguns dias ilhada devido a um contrato não cumprido unilateralmente fiquei sem internet. Logo em um momento que pensava que iria pelo menos produzir um texto por dia, já que não tinha compromissos com horários.
Essa privação me fez pensar em como pode ser difícil lidar com pessoas ignorantes. Não falo aqui de pessoas incultas, no sentido de não conhecimento, ausência de conhecimento, ignorar situação ou fato. Falo da forma pior de ignorância, de pessoas mal educadas, intratáveis ou até intragáveis sob meu ponto de vista.
Como estou acostumada a fazer “o jogo do contente” em situações desagradáveis, o que me permite muitas vezes sobreviver a elas (às situações), poupei-me do esforço de tentar conduzir a situação pessoalmente para resolver o assunto. Tratei de por na linha de frente minha turma, a que me acompanha e que também estava igualmente ilhada pela falta de conexão.
Interessante perceber como a maioria das pessoas atua no sentido de “deixar pra lá” quando algo lhes incomoda, porém é essa atitude que dá aos outros o poder que eles não têm. Cheios de razão, os enganadores, se assim posso chamar vão seguindo e realizando seu plano de enganação. Comigo não, doutor!
No atual jogo de esperteza, da vontade imensurável de se dar bem, de levar vantagem, tentam e vão lesando quem atravessar placidamente seu caminho.  Se você não treina para fazer valer seus direitos, pouco vai conseguir pela honestidade ou fidelidade espontânea das pessoas. Parece que a cultura do “enganei aquele otário”, é o que estimula essas pessoas.
Quando questionadas, reagem violentamente, com palavras duras, ofensivas, para intimidar. Pelo telefone, por bilhete, escondendo-se em palavras cortantes, objetivam ganhar o que se tornou uma espécie de jogo. Pessoas assim podem atravessar o meu caminho uma vez, mas somente uma vez terão o súbito prazer de ter tentado me enganar. Não permito e não permitirei. E assim elas ficarão livres para enganar outro, pois a mim nunca terão nem mais acesso.
Minhas mil desculpas as pessoas que não conseguiram nesses cinco dias se comunicar comigo. Agora o problema foi resolvido. Do contrário, vou parar no PROCON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário