O indivíduo invejoso sente um grande incômodo com a felicidade dos outros. É como se uma tensão pelo que o outro realiza o dominasse. A análise da inveja e a dos sujeitos acometidos por ela, pela Psicanálise, é extremamente complexa. Anos de análise se fariam necessários. São pessoas frustradas, vítimas infelizes e constantemente insatisfeitas.
A personalidade histérica está presente no invejoso. Por definição o neurótico histérico é aquele que não goza e não quer que os outros gozem. Não somente o gozo sexual; também este; inclusive, aspectos sexuais não resolvidos certamente estão presentes na personalidade invejosa. Vale citar que quando falo em gozar, refiro-me sobretudo ao sentido amplo do gozo em Freud, para quem a sexualidade ultrapassa a sexualidade meramente genital.
Do ponto de vista mais prático, percebe-se que as pessoas invejosas estão completamente desconectadas de sua própria vida; é como se não soubessem de onde vieram e para onde estão indo. Não reconhecem claramente os seus desejos e, quando assim o fazem, parecem não assumi-los ou acreditar que não tem condições de realizá-los. Assim, se aterrorizam diante do prazer do outro. É o seguinte funcionamento psíquico: "Se eu não sei, não assumo, ou não consigo realizar os meus desejos, o outro também não pode". Apreciar o outro gozando, no sentido amplo - a vida - me causa dor e escancara a minha insatisfação. Não me perdoo por isso, porém, como nem consigo assumir o que me move, fica estabelecida de imediato, a impossibilidade de mudança.
Pessoas assim passam a vida inteira sofrendo pelo que não foram. Como estão distanciadas de seus desejos, sua insatisfação fica absurda e se estende para a totalidade da vida.
É obvio que nem sempre é possível satisfazer nossos impulsos e desejos no momento em que queremos, mas parece que o invejoso nunca consegue satisfazer seus desejos, daí seu nível de insatisfação com a própria vida ficar, sob o ponto de vista do equilíbrio psíquico, inaceitável, promovendo um grande nível de desconforto, angústia e sofrimento. Para aliviar essa carga não resolvida, muitas vezes, os invejosos se valem de fofocas para terceiros sobre o objeto de sua inveja.
É mais comum estarmos cercados pelo invejoso. Quase sempre ele é uma pessoa próxima, do nosso convívio. Fora esses, as celebridades, pessoas famosas de reconhecido sucesso, bem sucedidas, também são alvo de inveja. Porém, para o dodói invejoso, seus alvos preferidos realmente são os mais próximos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário