terça-feira, 5 de agosto de 2014

Melhor Se Conhecer




Embora esteja errada, a grafia do título é proposital. Visa chamar atenção para algo fundamental na vida. Conhecer-se evita problemas, cria oportunidades, amplia as chances de sucesso na vida. Entendendo sucesso sempre como 'ser feliz'; nunca o sucesso aparente, sempre o interior, o que faz 'brilhar' a alma.
Conhecer a si mesmo proporciona o conforto de se saber o que fazer, pois as reações já são esperadas e conhecidas. O autoconhecimento faz com que o entorno que nos cerca não seja nunca ameaçador; ao prever nossas reações, adquirimos possibilidades de melhor controlar os percalços, as dificuldades que invariavelmente temos que enfrentar.
O autoconhecimento também eleva nossa autoestima, já que teremos melhores condições de identificar e analisar nossas limitações e assim atingi-las mais facilmente superando nossas incapacidades.
Como consequência final do autoconhecimento, temos mais qualidade de vida, pois não perderemos tempo com o que não nos interessa, não nos acrescenta. Sabiamente, conseguimos triar o que nos favorecerá, construindo relações de troca que implicam em um maior contentamento em nossas vidas. Quando, ao contrário, não sabemos 'a que viemos, quem somos', ficamos perdidos em meio às opções que surgem no caminho, muitas vezes fazendo escolhas aleatórias que resultam em grandes problemas. 
A vida é muito curta para que possamos brincar com nossas escolhas; quanto mais cedo conseguirmos captar como somos, mais rápido chegaremos a nossos objetivos em todos os aspectos da vida. 
O autoconhecimento é tão importante que ele chega a influenciar até mesmo nossa relação com as pessoas; quem convive com alguém que tem a capacidade de 'enxergar-se' mais facilmente, colhe vantagens, por assim dizer, desse convívio. Quem se conhece consegue objetivar, traçar finalidades concretas, nunca sem perder as nuances de suas próprias abstrações. Sim, porque só quem  se conhece bem é capaz de abstrair o que está 'por trás' de seus desejos e fazer que tudo trabalhe a seu favor. É um longo processo, dura a vida toda, amplia-se e sofistica-se todos os dias. Não é fácil, por vezes chega a ser doloroso, mas, seguramente, nada vale mais a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário